|
TRADIÇÃO NACIONAL
Tradição nacional
O Campeonato Brasileiro é o principal torneio entre clubes de futebol do Brasil. Sucedeu os torneios Robertão e a Taça Brasil como o torneio nacional que definiria os representantes brasileiros nas competições Sul-Americanas. O primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol teve inicio em 7 de agosto de 1971 e terminou em 19 de dezembro do mesmo ano. O Campeão foi o Atlético Mineiro, o Galo.[15] Nesta disputa entravam como favoritos o Santos FC de Pelé, o Botafogo de Jarizinho e o Corinthians de Rivelino.
O caráter popular da equipe mineira se deve pelo fato de ser pioneira na permissão de ingressos, deixando de lado a exclusividade da venda de ingressos para ricos e estudantes. Em 1929, o Alvinegro de Minas teve o primeiro jogador de fora do eixo Rio-São Paulo convocado para a Seleção Brasileira de Futebol: o atacante Mário de Castro. O convite, no entanto, foi recusado pelo atleta sob a alegação de que não vestiria nenhuma camisa que não a alvinegra, com a qual marcou 195 gols em apenas 100 jogos, provavelmente a maior média do futebol mundial. Foi a primeira equipe mineira a disputar uma partida Internacional, em 1929, na qual ganhou do Vitória de Setúbal por 3 a 1. Os gols foram marcados por Mário de Castro que fez 2 gols e Said. A partida foi disputada no Estádio Antônio Carlos, que havia sido inaugurado em 30 de maio daquele ano e foi um dos primeiros do País a instalar refletores.
Em 1937, o Atlético se sagrou Campeão dos Campeões do Brasil, na primeira competição interestadual profissional realizada no País. O torneio foi organizado pela Federação Brasileira de Futebol (FBF) e reuniu as equipes vencedoras dos estaduais de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Ainda naquele ano, a FBF se fundiu à Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF).[16]
Em 1950, o Galo realizou inédita excursão pela Europa. Entre 2 de novembro e 7 de dezembro daquele ano, o time disputou dez partidas contra equipes da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e França, entre eles se encontravam a quatro campeões nacionais do Velho Continente, equipes famosas como o Schalke 04, Hamburgo SV (onde o derrotou por 4x0) e RSC Anderlecht. Foram seis vitórias, dois empates e apenas duas derrotas. A notável campanha nos frios gramados do velho continente, alguns cobertos de neve, rendeu ao Clube o título simbólico de Campeão do Gelo .[17]
Em 1968, o Atlético recebeu um convite oficial para representar o Brasil em um amistoso internacional. Vestindo a camisa verde-amarela, o Galo derrotou a Seleção da Iugoslávia por 3x2, dias antes a Seleção Brasileira havia empatado com o mesmo time por 2x2. Em 1969, vestindo a camisa alvirrubra da Seleção Mineira, se tornou o único clube de futebol do mundo a derrotar a Seleção Brasileira; a mesma que conquistaria o tricampeonato mundial um ano depois. Atuando no Mineirão, o Galo venceu por 2 a 1, gols de Amaury e Dadá Maravilha, com Pelé (em posição de impedimento) descontando para o Brasil.
Em 1971, seria o 1º Campeão Brasileiro, tendo ao artilheiro do Campeonato: Dadá Maravilha, com 16 gols. Em 1977 chegaria a final do Brasileiro de forma invicta, e tendo um campanha muito superior aos outros 61 times. Mas o time, composto por jogadores muito jovens, não resistiram à "catimba" do São Paulo FC, e perderam a decisão, nos pênaltis por 3x2. No ano seguinte, chega até a segunda fase da Copa Libertadores da América, mas em uma final antecipada, cai diante do poderoso Boca Juniors, time que seria o campeão.
Em 1980, também chegou como o favorito a final do Brasileirão daquele ano. O time contava com grandes craques da Seleção, como: João Leite, Toninho Cerezo, Éder e Reinaldo. No primeiro jogo, o Galo derrotou o Flamengo por 1x0 e jogaria pelo empate. No jogo de volta, no Maracanã, o Atlético foi derrotado por 3x2 pelo Flamengo, o árbitro da partida expulsou a três jogadores do Atlético. Este jogo é assunto de polêmica até hoje.
No ano seguinte, na Copa Libertadores da América, os dois rivais se encontrariam em mais um jogo marcado pela polêmica. O Galo teve cinco jogadores expulsos no primeiro tempo, e assim teve que deixar o campo quando o jogo ainda estava 0x0, o Flamengo passou a seguinte fase e foi o campeão naquele ano.
Em 1983, o Galo conseguiu o Hexacampeonato Mineiro. Foi a maior sequencia de títulos do Campeonato desde a época amadora, quando o América Mineiro conseguiu o título dez vezes consecutivas.
Em 1992 o Galo conquistaria seu primeiro título internacional oficial: a Copa Conmebol, competição criada nos moldes da Copa Uefa, e precursora da atual Copa Sul-Americana [18][19][20]. O Atlético venceu na final ao Rey de Copas, Club Olimpia do Paraguai. O título lhe deu direito de jogar a Copa Ouro, em 1993. O Galo chegou até a final, depois de eliminar seu rival local, mas foi derrotado novamente pelo Boca Juniors. O Atlético conquistaria outra vez o título continental em 1997, derrotando ao Lanús de Argentina.
Em 2005, foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. A vergonhosa campanha veio a carimbar o que vinha sendo o pior momento da história do Clube, uma decadência que vinha desde a metade dos anos 1990. Mas com a força da sua imensa torcida, o Galo deu a volta por cima, e no ano seguinte quebrou um jejum de títulos de sete anos, derrotando seu rival na final do Campeonato Mineiro.
Na temporada de 2009, o Atlético fez boas contratações e esperava ter um ano melhor do que o ano de seu centenário. Mas algumas contratações foram questionadas pela torcida, como o técnico Émerson Leão, que foi demitido após uma derrota vergonhosa para seu rival, na final do campeonato mineiro. Para o campeonato brasileiro, o presidente Alexandre Kalil, contratou o técnico Celso Roth, que também foi contratado com muitas suspeitas dos torcedores. Celso Roth fez um inicio de campeonato invejável, mas não conseguiu manter a campanha histórica, e terminou o campeonato em 7º. Com isso Celso Roth também foi demitido. Uma das contratações que deu resultado foi o atacante Diego Tardelli. A presidência do Atlético atualmente tem o total apoio da Torcida do alvinegro, e apesar de declarações de manipulação de resultados do campeonato mineiro que foram feitas pelo presidente do Glorioso Galo, a nova presidência vem sendo muito respeitada dentro do cenário mineiro. Logo depois do campeonato terminar, o presidente anunciou como novo técnico Vanderlei Luxemburgo.
|
|
|
|
|
|